domingo, julho 20, 2008

agosto e algumas particularidades dos italianos (para não dizer grosseria...)

Aqui muitas lojas já colocaram avisos nas vitrines de que fecharão em agosto.

Deve ficar meio deserta a cidade mesmo.

Mas não estaremos aqui para ver... Só espero que em Roma não seja assim! Ficaremos lá entre 28/7 e 7/8, também num flat alugado.

A impressão que se tem é que muitos comércios são familiares e que não há funcionários - são os donos mesmo que trabalham. E isso ocorre em restaurantes também, sendo que muitos fecham em agosto. Obviamente essas pessoas precisam de férias...

Mas é estranho ver tantos negócios numa cidade turística como Firenze fechando no alto verão, no mês de férias dos europeus...

Quanto às particularidades, para não dizer grosserias, outro dia eu estava olhando uma banca de jornais e revistas. Um monte de suportes exibindo as revistas na rua, na frente da banca, e eu olhando algumas revistas infantis. O dono perguntou se eu queria alguma coisa. Eu disse que só estava olhando. Todas as revistas plastificadas e tinha alguns pacotinhos de revistas, duas ou mais embaladas juntas. Uma era de colantes dos Simpsons e Smurfs. Mas só dava para ver que tinha a outra dos Smurfs virando a revista.

E eu, obviamente, peguei a revista, tirei do suporte para olhar o que tinha atrás. O cara bronqueou comigo, disse que não era para mexer! Eu até ia comprar umas revistinhas pro Sammy, mas dada a grosseria e ignorância do sujeito, coloquei de volta e saí andando.

Até entendo se eu fosse uma moleca, mas pô... Nessas horas é horrível não dominar o idioma - ou saber o básico, que seja. Eu entendo uma boa parte, mas não sei me expressar, não tenho vocabulário. Adoraria perguntar pro cara o motivo...

Fora o monte de lojas que tem escrito "Free entrance" na porta. Ou seja, que você pode entrar para olhar. Ué? Mas isso não é o normal? Como é que alguém espera vender algo sem você poder olhar antes??? Quando comecei a ver esse "Free entrance", entendi que tem comerciante aqui que não tem muita paciência com os clientes. Acham que se você entrou, tem que comprar algo.

Esquisito, para dizer o mínimo.

E no supermercado, na parte de vegetais e frutas, tem luvas de plástico descartáveis para pegar as frutas e colocar nos saquinhos. Aí, tem as balanças com as fotinhos e os números dos alimentos e a gente mesmo pesa - aperta o número do alimento e logo sai a etiqueta impressa com o valor, o código de barras, etc. Isso é bem legal, e o lance das luvas não deixa de ser higiênico, mas será que o pessoal não lava as frutas e vegetais antes de comer?

Nenhum comentário: