segunda-feira, agosto 25, 2008

As fontes e "piazzas" de Roma...

Pegamos dias maravilhosos em Roma - quentes demais para o nosso gosto, mas visualmente eram lindos, como se pode ver nas fotos.

A Piazza Navona, abaixo, é muito bonita, cheia de restaurantes e sorveterias, e duas fontes lindas. No sábado e domingo à tarde tem a tradicional feirinha de artistas. O Nick e eu achamos um detalhe pitoresco - várias daquelas pinturas "típicas" (com pontos turísticos) parecem ter sido pintadas em cima da mesma base. Parecem aquelas telas para bordado - só mudavam as cores, às vezes um pouco do estilo. Ficamos pensando se não há uma lojinha que vende isso para os "locais" que vão lá, compram e "criam" algo em cima e vendem como se fossem deles...



Uma das fontes da Piazza Navona.


E, em uma das pontas da Piazza Navona, encontramos esta loja de brinquedos, linda, linda, linda. E bem antigona - se não me falha a memória, é dos anos 40.

Fomos visitar o Panteão, é uma igreja linda e tem um buracão no teto.

Como dez entre dez pessoas que chegam lá devem perguntar "e quando chove?", já tem uma explicação logo na entrada:


Em último aparece em português: "o centro da cúpula tem uma abertura e chove dentro. No chão existem 22 pequenos esgotos onde a água escorre".

A Fontana di Trevi (abaixo) é muito bonita mesmo, e o Sammy ficou apaixonado e quis voltar lá outras vezes.

O Sammy amou as fontes de forma geral, e sempre queria colocar a mão. Esta fica em frente da Igreja dos "Spanish Steps", cuja foto vem logo abaixo - e que o Nick subiu, claro.

Olha o Sammy aí com o pé dentro da fonte.
Tirei a foto deste moço abaixo quando saímos no tour do ônibus - o cartaz dizia que ele tinha sido roubado e pedia dinheiro para voltar para casa, na Estônia. A passagem custa 3oo euros e qualquer quantia já era uma ajuda.



Nenhum comentário: