segunda-feira, junho 22, 2009

Livros...


Ontem terminei de ler um dos meus presentes de Natal: "Precisamos Falar sobre o Kevin", de Lionel Shriver.

Uma das minhas resoluções para este ano foi retomar o hábito da leitura - não a leitura obrigatória, de livros importantes para o trabalho, mas aquela que se faz por prazer. Ampliar os horizontes, "viajar" pela leitura...

Comecei a ler "Kevin" há umas duas semanas e a leitura me fisgou logo no começo. Tradução excelente, a leitura flui que é uma delícia. A história não é leve, mas também não é opressiva demais.
O livro todo é uma coleção de cartas que ela envia ao ex-marido. Apesar de já sabermos o que ocorre (o filho, Kevin, assassinou colegas na escola, pouco antes de fazer 16 anos), através do que seriam lembranças e memórias, comentários com o ex-marido, ela vai nos conduzindo por sua vida, como conheceu o ex-, a vida de casados, a decisão de ter um filho, a reação dela, como fica desnorteada por não amar aquele bebê, conta sobre o menino, que também não parecia amar ninguém, etc. E vai nos direcionando por seu íntimo, ela se desnuda e se analisa de uma forma muito lúcida.
Mas é o ponto de vista dela. E, obviamente, é um ponto de vista parcial - como qualquer outro.
Os dois últimos capítulos, ou melhor, as duas últimas cartas são de tirar o fôlego, e precisei fazer algumas pausas para elaborar o que havia lido.
Recomendo muitíssimo a leitura. Excelente livro, excelente narrativa, excelente tradução.
Editora Intrínseca, 464 páginas, tradução de Beth Vieira e Vera Ribeiro.
Agora, acho que vou terminar a leitura que comecei durante a viagem para a Escócia, em janeiro: "Strapless".